365 Coisas para fazer
Fuja das receitas prontas, mas escolha, dentre estas dicas, as que podem tornar seu ano mais divertido.
Tem gente que organiza as tais “Resoluções de Ano-Novo”. Outras pessoas decidem não fazer mais isso depois da frustração de terem realizado apenas uma parte muito pequena delas em 2010, 2009, 2008... Se você é do segundo tipo, fique TRANQÜILA, pois esta matéria não é mais um convite para planejar o que vai acontecer em 2011. Sabe por que as tais decisões não dão certo? Primeiro, porque a grande maioria é baseada no que você precisa fazer, e não no que você quer fazer. Segundo, porque costumam focar em coisas difíceis de realizar: parar de fumar, emagrecer.... Dá arrepio só de enumerá-las. O que vem a seguir são sugestões de atitudes simples – mas simples mesmo – que, se não resolverem seus problemas, ao menos vão deixar sua vida mais divertida.
1. Fazer listas. Se não encontrar 365 itens, pode ter dez, 15. Coisas como: “Os 12 filmes antigos que quero ver” (um por mês – está fácil), “Sete boas razões para comer um cheesecake”. Relacionar é da natureza humana e, mesmo antes de aprender a escrever, a criança já faz uma lista verbal dos presentes que quer ganhar no Natal. Esse ato tem o poder de tornar nossos desejos mais palpáveis.
2. Rasgar uma lista. Primeiro, escreva; depois, picote. Aqui é preciso ser mais criativa: “As nove coisas que eu gostaria de dizer para a vizinha do lado”, “As sete piores burradas que já fiz”, “Os cinco maiores micos que paguei”... Rasgue-a e dê o assunto por encerrado.
3. Procure reconhecer, celebrar (e agradecer) todos os momentos felizes de seu dia.
4. Encontrar tempo para ler diariamente, nem que sejam apenas algumas páginas, antes de ir para a cama. Mas não valem livros ligados à vida profissional, o.k.?
5. Aprender com os próprios erros, de verdade.
6. E também com os erros dos outros. Não é muito didático, mas pode ser eficiente. Se sua amiga quebrou a cara comprando um carro