36265164582164
1395 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SULNome: Aline Wergne Cambi
RGM: 1269011
Turma: 3ª A matutino
Professor: José Fernandes
Atividade de aprofundamento IV
Doenças Periodontais
As doenças periodontais inflamam e destroem as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, principalmente as gengivas, o osso e a camada externa da raiz do dente. São causadas principalmente pelo acúmulo de bactérias. Outras alterações do organismo também podem influir como, por exemplo, o diabetes mellitus, a desnutrição, a leucemia, a AIDS e também o tabagismo.
Gengivite
É a inflamação das gengivas. A gengiva apresenta-se vermelha, inchada e sangra facilmente. A gengivite é um distúrbio comum, que ocorre em qualquer momento após o desenvolvimento da dentição. A deficiência na higienização bucal (escovação e uso de fio dental) contribui para o desenvolvimento da gengivite. A placa bacteriana acumula-se, quando a placa permanece por mais de 72 horas, ela endurece e transforma-se em tártaro (calculo). O Calculo pode ser classificado em supragengival ocorre sob a forma de massas duras, firmemente aderidas as coroas dos dentes, já o subgengival é encontrado com uma concentração sobre os dentes, nos limites da bolsa periodontal. A superfície do cálculo dentário está sempre coberta por placa não calcificada. O cálculo é um fator importante no desenvolvimento da doença gengival e periodontal.
A placa é a principal causa da gengivite, porém outros fatores podem contribuir para a evolução da doença, são eles: gravidez, puberdade e medicamentos contraceptivos.
A gengivite pode ser classifica em aguda (rápida) ou crônica (lenta), relação com a velocidade de instalação e progressão. Quanto a localização, a primeira área mais afetada é a interproximal podendo estender para as regiões marginais (gengivite papilar e gengivite papilar e marginal) encontramos na prática um lado da gengiva clinicamente saudável, áreas de tecidos inflamados (localizada), a gengivite permanece em segmentos ou