354 Carreira Feminina Quebrando Paradigmas E Alcancando O Sucesso
Resumo
O acompanhamento de estudos no tema carreira tem ajudado as organizações a compreenderem melhor a gestão de pessoas, traduzindo numa vantagem competitiva frente a seus concorrentes. O entendimento sobre o desenho de carreira vem mudando ao longo dos últimos anos, afetando todos os indivíduos, principalmente no que cerne a oportunidade do crescimento profissional da mulher dentro da organização.
Historicamente, quando os homens procuram desenvolver sua carreira, sua dificuldade é menor devido a uma cultura patriarcal observada em nossa sociedade que põe obstáculos ao desenvolvimento profissional feminino. As mulheres, por outro lado, ainda encontram barreiras tanto naturais (filhos, família, cuidado com o lar...), como as impostas por organizações mais conservadoras. Porém, outro ponto importante é a mudança de comportamento da própria mulher que tem refletido transformação na sociedade. A maior ascensão da mulher no mercado de trabalho e o maior comprometimento com o desenvolvimento de sua carreira tem ajudado na diminuição das barreiras da sociedade e organizacionais.
Palavras-chave: Mulher; Mercado de Trabalho; Carreira.
1. INTRODUÇÃO
Ao longo da história, o trabalho foi tratado de forma diferente pelos povos e nações. O endeusamento dos valores do trabalho que vemos hoje é uma concepção recente, fruto do pensamento moderno. Nas sociedades primitivas, a relação dos homens com a produção de bens materiais era completamente diferente do que temos hoje. O trabalho primitivo era diversificado, descontínuo, cessando no momento em que não era mais exigido, uma vez que não havia a necessidade de uma superprodução estimulada pelo consumo irrefreável e nem a comercialização dos excedentes de produção. Os povos tribais trabalham menos e em melhores condições do que nós, mesmo sem todo o aparato tecnológico que desenvolvemos.
Após as grandes Guerras Mundiais (1914-1918/1939-1945), intensifica-se a