338444090124
442 palavras
2 páginas
ANTIBIOGRAMAINTRODUÇÃO
Antibiograma é o teste realizado sobre meio de cultura sólido, em placas de Petri, na qual a suspensão da bactéria que se deseja testar é inserida com o auxílio de uma pipeta e espalhada de forma homogênea com a alça de Grigoski. Em seguida são adicionados discos de papel filtro contendo diferentes antibióticos a fim de descobrir se a bactéria é resistente ou sensível aos mesmos.
O antibiograma deve ser padronizado quanto a: definição do tamanho (diâmetro) do halo para cada antibiótico; meio de cultura, devido às diferenças no potencial de difusão no meio; quantidade e metodologia para o espalhamento da suspensão bacteriana teste sobre a placa.
O antibiograma serve para medir a sensibilidade de determinada bactéria e determinar o melhor antibiótico a ser utilizado para cada isolado bacteriano.
O antibiograma é indicado sempre que o microorganismo causador da infecção não tenha um comportamento definido em relação a determinadas drogas, com o objetivo de determinar a concentração inibitória mínima do antibiótico a ser testado, diante de uma bactéria.
Os antibióticos normalmente atuam sobre a síntese protéica bacteriana impedindo a sua reprodução ou causando a sua morte. São divididos em:
· Antibióticos bactericidas: são aqueles que matam as bactérias
· Antibióticos bacteriostáticos: são aqueles que impedem a reprodução bacteriana ou cessam o seu metabolismo parcialmente sem matar o microorganismo.
Ambos atuam sobre a síntese protéica. Os bactericidas cessam totalmente a síntese da protéica. A associação dos dois tipos de antibióticos resulta na sua perda de atividade.
MATERIAS. swab,placa de petri contendo ágar muller hinton,placas contendo bacterias,discos de antibiotico,pinça.
metodologia.com o swab retirar bacterias da placa e trasferir para uma nova placa contendo o ágar.muller hinton.toda placa deve ser semeada para gerar uma superficie homogenea,os antibioticos devem ser aplicados