336275850141

890 palavras 4 páginas
A Importância do setor de Serviços. O Setor de serviços na Economia

O setor de serviços vem cada vez mais crescendo na economia, segundo estudos do banco Mundial, no Brasil ele corresponde a 55% do Produto Interno Bruto e o que gera mais empregos atualmente.
Na economia de mercado quando a sociedade é pouco desenvolvida, a atividade agrícola é predominante. O investimento em infraestrutura e tecnologia e a exploração de matérias-primas criam condições para o fortalecimento da atividade industrial num país, e isso alavanca os mercados de massa voltados para o consumo de produtos. Com o aumento da renda per capita, os consumidores preferem cada vez mais pagar para que os outros façam o que eles mesmos faziam. Isso gera novas oportunidades para a oferta de serviços. Cada vez mais a participação dos serviços na economia cresce, incluindo aquela parcela informal dos pequenos negócios gerados no setor de serviços como: lavanderias, baby sitters, perueiros, taxistas, seguranças, jardineiros, personal trainers e etc...
A participação dos serviços no mercado cresce na esteira do próprio desenvolvimento da economia. Nas sociedades capitalistas, uma das principais características deste setor são a variedade e a diversidade dos modelos de negócios existentes: dos grandes conglomerados às microempresas, passando pelas ONGs e pelo próprio governo, são inúmeros os tipos de prestadores de serviços num país desenvolvido.
Ou seja, que para o crescimento de um determinado negócio é necessário mão de obra qualificada para a execução dos serviços, e que sem ela a demanda de mercado perde e desacelera o crescimento da empresa para concorrentes.

Atualmente há abundância de produtos em cada categoria e os consumidores compram o que melhor atende suas necessidades e expectativas individuais, sendo que as empresas líderes são aquelas mais hábeis em satisfazer e encantar os seus clientes.
Segundo KOTLER (1996) boas empresas atendem

Relacionados