3345
Arthur Murilo Lopes Dias – 24811
Professor: Elton
Santa Fé do Sul - SP
Circuitos Trifásicos Equilibrados
As primeiras linhas de transmissões surgiram no século XIX, que serviam apenas para redes de iluminação. Com a necessidade de se ter motores elétricos, surgiram às companhias de iluminação e força. Estes tipos de sistemas operavam em baixa tensão e corrente contínua, e foram rapidamente substituídos por linhas monofásicas em corrente alternada, por ser um sistema mais econômico.
O uso dos transformadores proporcionaram essa mudança, pois possibilitou a transmissão de energia elétrica em níveis de tensão muito maiores do que aqueles utilizados na geração e na carga, reduzindo as perdas no sistema, permitindo a transmissão em longas distâncias e o surgimento de geradores e motores em corrente alternada, construtivamente mais simples e mais baratos que as máquinas em corrente contínua.
O sistema trifásico diz-se que é equilibrado porque são idênticas entre si as amplitude das 3 fases, assim como o desfasamento entre elas. Quando tal não acontece, designa-se por sistema trifásico desequilibrado.
Uma das características dos sistemas trifásicos equilibrados é a soma das tensões das fases ser nula em qualquer instante.
U1+U2+U3 = 0
Definições
Seja v(t) = V máx* sem (wt+teta), o seu valor eficaz pode ser definido como: Vef = Vmáx / sqrt (2).
Sistema de tensões trifásicos simétrico: Sistema trifásico em que as tensões nos terminais dos geradores são senoidais, de mesmo valor máximo, e defasadas entre si 120º elétricos, veja: Va = Vm * sen (ωt). Vc = Vm * sen (ωt-120). Vc = Vm *sen (ωt+120).
Onde:
Vm = Tensão de pico ou máxima ω = Velocidade angular θ = Ângulo de referência
Relação entre grandeza de linha e de fase
Os terminais são ligados para diminuir o número de linhas necessárias para as conexões em relação às cargas. Desta maneira podem-se ter dois tipos de ligações