334126789787676
507 palavras
3 páginas
2º LEI DA TERMODINÂMICA_PASSO1_ETAPA3A 2º Lei da Termodinâmica estabelece que o calor só pode passar de um corpo mais quente para um corpo mais frio, e nunca no sentido oposto, a não ser através de um comando externo.
Ela nega a existência do fenômeno espontâneo de transformação de energia térmica em cinética, que permitiria converter a energia do meio aquecido para a execução de movimento.
ENTROPIA_
Se entende por entropia a medida do grau de desordem de um sistema.
A variação de entropia é a grandeza física usada para determinar se um processo é reversível ou irreversível.
Processo reversível é o processo pelo qual o sistema pode espontaneamente retornar á situação original.
Processo irreversível é o processo pelo qual o sistema não pode espontaneamente retornar á situação original.
Pela 2º Lei da Termodinâmica se um processo ocorre em um sistema fechado a entropia aumenta se o processo for irreversível e permanece constante se o processo for reversível.
A 2º Lei da Termodinâmica é a que têm a maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria por tratar diretamente do rendimento das máquinas térmicas.
Dois enunciados podem nos ajudar a entender melhor a 2º Lei da Termodinâmica.
ENUNCIADO DE CLAUSIUS_
Segundo Clausius o calor não pode fluir de espontânea de um corpo de temperatura menor para outro de temperatura maior.
Tendo como consequência que o sentido natural do fluxo de calor é a temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso é necessário que um agente externo realize um trabalho sobre este sistema.
ENUNCIADO DE KELVIN PLANCK_
Planck nos diz que é impossível a construção de uma máquina que operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebida em trabalho.
Através desse enunciado concluímos que nenhum dispositivo térmico têm um rendimento de 100% ou seja, sempre há uma quantidade de calor que não se transforma em trabalho efetivo.
MÁQUINAS TÉRMICAS_
Foram os