333333333333333333333
Curso Superior Tecnólogo em Design de Moda
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
O Fantasma da ópera
1ª Parte do PIM
O Drama de Christine Daaé
A personalidade e figurino de uma coadjuvante
Bruna Fava B80334-7 Kathelyn Costa B76AAG-9
Lílian Campos B83BAG-3
São Paulo
Abril de 2014
O Drama de Christine Daaé
A personalidade e figurino de uma coadjuvante
Christine Daaé é uma personagem fictícia do romance O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux.
Artista de origem humilde ganhava a vida cantando junto com seu pai, um violinista, nas ruas da Suécia (seu país natal). Mudam-se para a França junto com o sr. Valérius, uma espécie de protetor dos dois.
Cantora talentosa na infância, Christine perde o interesse pela música após a morte do pai, já na adolescência. Mas ainda mantém um pouco de seu talento natural, e consegue entrar no conservatório em Paris, mas não tem muito progresso nos estudos. Seu entusiasmo voltou ao escutar uma voz em seu camarim, a qual ela acredita ser do Anjo da Música, que seu pai dizia que mandaria para ela quando morresse. O Anjo, na verdade, era Erik, gênio deformado que vive nos porões da Ópera, que se apaixona por Christine e só encontra essa maneira de se aproximar dela. Ele lhe dá aulas de canto e, em três meses, ela torna-se uma soprano excepcional. Erik decide então se mostrar para ela, e a leva para sua casa no subterrâneo. Christine sente os mais variados sentimentos em relação a Erik, mas o que mais cresce é o de horror, graças a obsessão que se tornou o amor dele para com ela.
Mas saindo da direção e entrando em outros detalhes – que esses sim dão orgulho no filme – O figurino. Além de reproduzir fielmente a moda do século XVIII, consegue reproduzir todo o clima lúdico e gótico da historia. O que mais chama atenção ao trabalho da Figurinista Byrne é a interpretação contemporânea que ela