33 Leandro Teixeira JM
Leandro da Silva Teixeira
Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Rio de Janeiro, Brasil fc41423@alunos.fc.ul.pt António J.L. Rodrigues
Centro de Investigação Operacional, FCUL, Universidade de Lisboa, Portugal ajrodrigues@fc.ul.pt Resumo
Os portos são alvos potenciais para ataques terroristas devido à importância que representam para a economia e para a sociedade. Este artigo propõe uma metodologia para apoiar o processo de decisão no planeamento de recursos para a vigilância e protecção de portos contra ameaças terroristas.
Centramos a preocupação sobretudo na possibilidade de ataques por via marítima, seja à superfície, seja abaixo da linha de água. A metodologia propõe a avaliação do risco de segurança através de mapas de risco, a partir de índices de risco espacial. Um dos índices, relativo ao conceito de criticidade, é desenvolvido a partir de métodos de apoio à decisão baseados em funções de utilidade, tendo em atenção uma análise crítica das metodologias já existentes.
Palavras-chave: portos, risco de segurança, utilidade.
1. Introdução
A economia mundial depende do comércio marítimo, que engloba cerca de 80% das mercadorias do comércio mundial. Os portos são alvos potencialmente atraentes para terroristas e um ataque bem sucedido a um porto pode provocar impactos devastadores. Para além da possível perda de vidas humanas, a destruição de infraestruturas portuárias pode ter efeitos económicos, sociais e ambientais que podem perdurar no tempo.
As reflexões recolhidas neste artigo surgiram no contexto de um projecto intitulado SAFEPORT — Martins et al. (2010) —, cujo âmbito é a protecção de portos face a ameaças assimétricas. O seu objectivo principal é o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão capaz de produzir recomendações para as configurações de recursos que permitam fornecer uma vigilância adequada sobre a área de interesse (AoI — area of interest). O foco principal é a tentativa