325306660141
4877 palavras
20 páginas
OS EFEITOS DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS NO BRASIL1Marcela Gois Frederico (G-UNIFAMMA)2 marcelagois52@yahoo.com.br Luciane Carvalho (UNIFAMMA)3 luccarvalho@hotmail.com Resumo: Atualmente o fenômeno a globalização permite a interligação das economias, proporcionando aos países maiores oportunidades de inserir-se no mercado internacional de forma competitiva e concorrência acirrada. Assim, verificou-se que as relações entre as economias mundiais se tornaram mais abrangentes, desde a entrada de novos produtos e instalações de firmas estrangeiras em regiões distintas, quanto financeiro, atraindo capitais voláteis. Dessa forma, tem-se como objetivo analisar os efeitos das empresas transnacionais no Brasil. A empresa transnacional (ETs) tem como característica marcante a posse de vantagens específicas a propriedade, ou seja, disponibilidade de capital, tecnologia e capacidade gerencial, mercadológica e organizacional. A transferência de Know-how é o principal mecanismo de transferência de recursos pelas ETs assim também como a entrada de capital. Percebeu-se que esses impactos advindos da globalização impulsionaram o país para receber novas indústrias e as que já existiam se aperfeiçoarem em nível de tecnologia e mão-de-obra qualificada para competirem com as estrangeiras.
Palavras Chaves: capital; globalização; transnacional.
1. Introdução
As empresas transnacionais (ETs) estão sediadas em todo o mundo, os investimentos realizados por estas empresas são elevados, porém, há um retorno financeiro satisfatório em decorrência de uma série de fatores que serão citados do decorrer deste trabalho.
Segundo a ONU (2007), as ETs são sociedades que possuem ou controlam meios de produção ou serviços fora do país onde estão sediadas. A ONU prefere utilizar o termo transnacional ao invés do termo multinacional. A inserção das ETs no mercado internacional se deu devido à globalização que provocou grandes impactos econômicos, sociais, culturais, e