324325452342

742 palavras 3 páginas
REPARAÇÃO DAS FERIDAS
CAUSAS DO DANO TECIDUAL: lesões traumáticas podem ser por agressões físicas ou químicas. Meios físicos de promover dano tecidual incluem incisão ou esmagamento, extremos de temperatura ou irradiação, desidratação e obstrução do influxo arterial ou efluxo venoso. Substâncias químicas capazes de causar dano incluem aquelas com pH ou tonicidade não fisiológicos, aquelas que perturbam a integridade de proteínas e, ainda, aquelas que causam isquemia ao produzirem constrição vascular ou trombose.
REPARAÇÃO DAS FERIDAS
EPITELIZAÇÃO
O epitélio danificado apresenta uma habilidade regenerativa geneticamente programada que permite que o mesmo restabeleça sua integridade por meio de proliferação, migração e por um processo conhecido como inibição por contato.
Estágios da Cicatrização das Feridas
Estágio inflamatório
Inicia-se no momento em que ocorre a lesão tecidual e, na ausência de fatores que prolonguem a inflamação, dura de 3 a 5 dias. O estágio inflamatório apresenta duas fases: vascular e celular. Vasoconstrição transitória inicial é rapidamente seguida por vaso dilatação é causado pelas ações de istamina e protagondinas e outras substancias vasos dilatatorias. A dilatação acarreta a formação de espaços intercelulares, que permitem o egresso de plasma e a emigração de leucócitos.
Estágio fibroblástico
As fibras de fibrina, derivadas da coagulação sanguínea, se entrecruzam nas feridas para formar uma rede na qual os fibroblastos possam iniciar a deposição de substancia fudamental e tropocolágeno.
Estágio de Remodelação
O estágio final da reparação de feridas, durante esse estágio várias fibras colágenas previamente depositadas de forma aleatória são destruídas conforme são substuídas por novas fibras colágenas, que são orientadas para resistir melhor as forças de tensão as quais a ferida é submetida.
Fatores Prejudiciais a cicatrização das Feridas
Corpo Estranho
Primeiramente, as bactérias podem proliferar e causar uma infecção na

Relacionados