31783 37124 Estudos Socioculturais
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Gestão Financeira
Professor: Vera Lucia Anselmo Neves
Nome do aluno: Iridan Luiz Ribeiro dos Santos
Data: 13/03/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.Acesso em: 25 fev. 2015. Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)
Marxismo e a escravatura contemporânea.
Em sua concepção, Marx destacava os aspectos econômicos e a sociedade capitalista, onde a força de trabalho seria a mercadoria passível de produzir valor.
Na escravidão o homem não é dono de sua energia devido a exploração. Esta exploração faz parte da história mundial, seja na África, Estados Unidos, América ou outras partes do planeta. Não ficando inerte ao passado, atravessando o tempo até a contemporaneidade.
Marx explica a escravidão através da chamada Mais-Valia, onde os capitalistas exploram a mão-de-obra dos assalariados, consistindo no valor de trabalho não pago ao trabalhador. Segundo Marx, a mais-valia seria considerada a base do sistema capitalista e movido pela ideia do lucro, o capitalista se torna um explorador.
Marx foi o primeiro pensador econômico a criticar o modelo capitalista, onde sempre o dono dos meios de produção sai como vencedor. Pois a força de trabalho sendo uma mercadoria, tem o valor determinado pelos meios de vida necessários para a