3143524235135

1257 palavras 6 páginas
Introdução

A luz negra emite radiação ultravioleta – um tipo de luz que não conseguimos enxergar. Por meio dessa informação nós juntamos e fizemos uma experiência simples, mas demonstrando esse fenômeno químico. Essa luz ultravioleta refrata em qualquer superfície branca ou em tinta fluorescente de uma forma que fique visível para o ser humano.
Sendo assim mostraremos um pouco de como fazer esse experimento, através de materiais de fácil uso, e de uma maneira que todos possam fazer em sua casa, evitando gastar com tintas fluorescentes.

A luz Negra e as lâmpadas fluorescentes

Nas lâmpadas fluorescentes brancas, a incidência da luz só é possível graças à camada de fósforo que reveste o tubo de vidro - isso porque a maior incidência é da luz ultravioleta, que só se torna visível quando passa pelo fósforo. Quando o fósforo é retirado e o vidro escurecido, a luz ultravioleta passa direto pelo vidro. Ao incidir sobre superfícies claras, elas fazem o mesmo papel do fósforo.
Radiação ultravioleta: A radiação ultravioleta é invisível aos olhos humanos, sendo apenas permitida a sua observação com a luz negra. A radiação ultravioleta é uma radiação eletromagnética. Lâmpadas de luz negra: Existem certas lâmpadas ultravioleta que emitem comprimentos de onda próximos à luz visível. Estas são chamadas de lâmpadas de luz negra.
Comprimento de onda: O comprimento de onda corresponde à distância entre duas partículas consecutivas que estejam na mesma fase de vibração.
Radiação eletromagnética: A radiação eletromagnética corresponde à transmissão de energia na forma de ondas, contendo um componente elétrico e outro magnético.
O fósforo é um elemento químico de número atômico 15 e massa atômica 30,973762, sendo seu isótopo mais estável o 31P, átomo com 16 nêutrons. É um não-metal, mais denso que a água, 1.823 Kg/m³, com ponto de fusão em 44,15ºC e ponto de ebulição em 280,5ºC. Na forma pura é semitransparente, mole, brilha no escuro (fosforesce) e oxida-se

Relacionados