311044740132

473 palavras 2 páginas
A recepção (AO 1990: recepção1 ou receção)2 é o local de recepcionar e tratar pessoas. Normalmente construído como um balcão na entrada de um edifício a recepção é encontrada principalmente em meios de hospedagem, empresas, hospitais, consultórios médicos e autoriades públicas.

A pessoa empregada de ocupar a recepção é chamada recepcionista. Cabe ao recepcionista (entre outros) responder perguntas gerais e/ou direcionar as perguntas para outros profissionais qualificados.

É o sector do hotel onde se processam os contactos, quer seja com clientes, fornecedores ou até com outras empresas. É a principal dinamizadora do hotel, e o seu funcionamento espelha a imagem deste.

Normalmente é da responsabilidade da recepção a prossecução de reservas, check-in (entradas) e check-out (saídas de clientes), pagamentos, dar informações a clientes, controle do estado dos quartos, receber reclamações, entre muitas outras tarefas que resultam do contacto com os diversos agentes relacionados com o hotel.
Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional cuja a função é registrar mercadorias em um PDV e receber do cliente. Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.

É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. A operadora se relaciona diretamente com o cliente.

As funções desenvolvidas são registar as compras do cliente com atenção, em alguns casos pesar mercadorias e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. No Brasil a profissão e um pouco desvalorizada por empresas em razão de trabalhar aos finais de semana e feriados e também por clientes, precisa-se de tolerância com alguns e ter atenção com outros.

A profissão de operador de caixa é hoje considerada uma profissão que envolve altos níveis de stress. Este facto deve-se a várias ocorrências como o facto de que normalmente as remunerações da profissão são

Relacionados