30944172712
290 palavras
2 páginas
Especialização em Gestão PúblicaAluna: Marinelza Barbosa Macedo
Disciplina: Planejamento Estratégico Governamental
Professor: Rumeninng Abrantes dos Santos
Módulo: III
3 SEMANA – Unidade 3 (Da página 91 a 118)
Esta Unidade trata de uma metodologia que tem como objetivo dar um passo importante para lograr a aproximação ao nosso propósito de subsidiar a transição do “Estado Herdado” para o “Estado Necessário”.
Questões
1) O que é um ator social e um jogo social? Dê exemplos.
Ator social é uma pessoa, grupo ou organização que participa de algum “jogo social”, que possui um projeto político, controla algum recurso relevante, tem, acumula (ou desacomoda) forças no seu decorrer e possui, portanto, capacidade de produzir fatos capazes de viabilizar seu projeto É capaz de fazer pressão para alcançar seus objetivos, podendo acumular força, gerando e mudando estratégias para converter-se num centro criativo de acumulação de poder.
Jogo social trata da produção social como resultante das relações políticas e estratégicas entre atores. Esta produção é indeterminada, pois onde há possibilidade de criação do futuro a partir da ação criativa no presente não pode haver determinação. Um exemplo são as associações de trabalhadores, pois tem projeto, controlam recursos, e fazem pressão para conquistar seus objetivos.
2) Entre os três aspectos que influenciam a Governabilidade, qual é o que esta disciplina procura apoiar?
Na minha opinião, estamos inseridos no Apoio Político, pois fazemos parte da opinião pública e dos formadores de opinião pois “Apoio Político” não se refere apenas a concordância com o projeto de governo, pode ser também, oposição ou desinteresse.