3091 6193 1 PB
O conflito entre a natureza humana e a condição humana no contexto atual das ciências sociais
Conflict between human nature and human condition in the current social sciences context
Héctor Ricardo LEIS*
A diferença entre Platão e Aristóteles reside em que Aristóteles acreditava na biologia como uma mediação entre o conhecimento das coisas inanimadas e o conhecimento das coisas humanas.
Leo Strauss (2000, p. 82)
Quem teria fôlego suficiente para imaginar uma época do mundo em que
Nietzsche será tão histórico como Platão o era para Nietzsche? Basta que tenhamos a noção de que as próximas grandes etapas do gênero humano serão períodos de decisão política quanto à espécie. Nelas se revelará se a humanidade ou suas elites culturais conseguirão pelo menos encaminhar procedimentos efetivos de autodomesticação.
Peter Sloterdijk (2000, p. 46)
RESUMO
O conhecimento é marcado por duas culturas distintas: uma que promove a interação entre os diferentes objetos de estudos e outra que os exclui, marcada por especializações e que caracteriza a Modernidade.
O trabalho inter e transdisciplinar sobre problemas preementes do presente momento possibilita romper com essa última perspectiva. Várias são as proposições apresentadas para a sua efetivação, sendo que no presente texto a abordagem ressalta a perspectiva das ciências sociais na construção interdisciplinar do conhecimento. A dimensão ambiental do conhecimento permeia a reflexão aqui elaborada.
Palavras-chave: natureza humana, condição humana, interdisciplinaridade, modernidade, ciências sociais.
* Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC). E-mail: <hector.leis@brturbo.com>
Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 39-45, jul./dez. 2004. Editora UFPR
39
LEIS, H. R. O conflito entre a natureza humana e a condição humana...