30
QUEM PERDE GANHA
ANA MARIA MACHADO
PRÉ-LEITURA
ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA
INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO,
CONTEXTUALIZAR A OBRA E A AUTORA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Antes de você iniciar a leitura das histórias...
Trabalhando a autora
O livro Quem perde ganha traz três histórias. Uma mais gostosa de ler que a outra! Antes de tratarmos das histórias, é importante você conhecer Ana
Maria Machado, a escritora que as criou. Para você saber um pouco sobre a vida e a obra dessa competente autora, com mais de 100 livros publicados, entre em seu site oficial: http://www.anamariamachado.com. Ou no site do Museu da Pessoa http://www.memoriasdaliteratura.art.br/ Sugestão: O conhecimento sobre a autora gera uma oportunidade de aproximar o aluno de “gente que faz”, pessoas sensíveis, talentosas e também de conhecer outros livros. Durante a pesquisa, o ideal seria que cada aluno encontrasse apenas uma informação, previamente solicitada pelo professor. Se a classe tiver 20 alunos seriam 20 informações diferentes. A pesquisa ficaria dinâmica e não se correria o risco de o aluno copiar da internet e não se apropriar das informações. Posteriormente, poderia também montar uma exposição com os livros e as fotos.
É importante o aluno investigar sobre Ana Maria Machado na internet e depois ler também a biografia da autora no final do livro e comparar as informações.
Levantando hipóteses sobre as histórias
Como você já sabe no livro Quem perde ganha, há três histórias criadas por Ana Maria
Machado: Fiapo de trapo, A menina que vivia perdendo e O Boto e a estrela.
O fiapo de trapo é um espantalho. A menina que vivia perdendo é Lena. O boto, bem, o boto é o nome dado... Ah! Se você quer saber será necessário investigar.
Sugestão: No site http://www.saudeanimal.com.br há informações precisas sobre esse golfinho da região amazônica. Para que o aluno não se limite a ler as informações sem compreendê-las, pode-se pedir que as