30 matemáticos do séculos 19 e 20
Nasceu em 05 de janeiro de 1838 em Lyon e faleceu em 22 de janeiro de 1922 em Paris.
É conhecido pelos seus trabalhos em teoria dos grupos e análise. O teorema da curva de Jordan é um resultado muito usado em análise complexa. Sua contribuição foi especialmente no estudo de grupos finitos, álgebra linear e multilinear, topologia, equações diferencias e mecânica.
Kurt Gödel
Nasceu em 28 de Abril de 1906 e faleceu em 14 de Janeiro de 1978.
O trabalho mais famoso de Gödel é seu teorema da incompletude, no qual afirma que qualquer sistema axiomático suficiente para incluir a aritmética dos números inteiros não pode ser simultaneamente completo e consistente.
David van Dantzig
Nasceu em 23 de setembro de 1900 e faleceu em 22 de julho de 1959.
Seu trabalho mais importante foi na adição e na álgebra abstrata, que é a subárea da matemática que estuda as estruturas algébricas como grupos, anéis, corpos, espaços vetoriais, módulos e álgebras,o termo abstrata é utilizado para diferenciar essa área da álgebra elementar.
Richard Hamilton
Nasceu em Cincinnati, Ohio, em 1943. Atualmente é professor de Matemática na Universidade de Columbia.
Contribuições matemáticas de Hamilton é principalmente na área da geometria diferencial, e mais especificamente, a análise geométrica. Ele é conhecido por ter descoberto o fluxo de Ricci.
Gerhard Frey
Nasceu em 1944, é um matemático alemão.
Conhecido por suas pesquisas em teoria dos números. No ano de 1986 tornou-se famoso por ter ligado ' Último Teorema de Fermat e a Taniyama - Shimura.
Goro Shimura
Nasceu em 23 de fevereiro de 1930 é um matemático japonês.
Shimura era amigo de Yutaka Taniyama, com quem desenvolveu a Conjectura Taniyama-Shimura, que foi fundamental para Andrew Wiles demonstrar o Último Teorema de Fermat como um caso particular da conjectura.
Leonhard Paul Euler
Nascido 15 de abril, 1707 em Basel, Suíça, morreu 18 de setembro 1783.
Euler é o único matemático que tem