3
Professor Rafael Baeta conceito Na concepção de FRANCISCHINI e GURGEL (2002) a Administração de Materiais pode ser definida como atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente. Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
Para MARTINS e ALT (2003) complementam dizendo que Administração de Recursos Materiais engloba a sequencia de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
ciclo de materiais
evolução
No passado, preocupações militares exigiam eficiência e rapidez na movimentação das tropas e de seu suprimento, num ambiente de guerra, em que qualquer ineficiência poderia ser fatal. A área militar americana já havia executado a mais bem planejada e sofisticada operação logística da história – a invasão da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Deste conceito se aproveitaram as empresas para a gestão dos fluxos de suprimento e de distribuição dos produtos acabados.
Após a Segunda Guerra Mundial, houve crescimento econômico substancial, seguido de recessão e um período de prolongada pressão nos lucros. Períodos de recessão fazem os administradores procurarem novas maneiras de melhorar a produtividade, e foi sobremaneira dentro da administração da área de materiais que essa oportunidade foi encontrada, haja vista que esta era uma área passou a ser vista pelos administradores como a última fronteira para a redução de custos nas empresas.
Na década de 1940