3 semestre processos gerenciais
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O estudo a seguir tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada sobre empréstimos pessoais em dois bancos conceituados no país. Encontraremos no estudo informações referentes a prestações, taxas de juros, montante final e outras informações pertinentes a empréstimos pessoais, além de seus respectivos cálculos que visam confirmar a idoneidade das informações apresentadas pelas empresas em questão.
A escolha pela modalidade empréstimo pessoal se deu devido a sua popularidade e facilidade em contratá-lo. No estudo existem também comparações entre as simulações e a conclusão sobre o assunto abordado.
2 DESENVOLVIMENTO
A pesquisa foi feita nos sites dos bancos Mercantil do Brasil e Caixa Econômica Federal no dia 29/04/2015. As duas simulações foram de empréstimos no valor de R$2.000,00 em 48 parcelas.
No quadro abaixo seguem as informações fornecidas nas simulações:
O valor das parcelas é diferente em cada empresa, uma vez que a taxa de juros aplicada por elas são diferentes. Abaixo seguem cálculos explicativos para a diferença entre o valor das prestações:
Em uma situação hipotética, se o banco não fornecesse as informações sobre o percentual de taxa de juros aplicado nas operações, poderíamos utilizar dos cálculos do quadro abaixo:
As taxas efetivas das simulações são de 3,68% para a simulação realizada pela Caixa Econômica Federal e de 6,71% para a simulação do Banco Mercantil do Brasil. Esse resultado foi obtido utilizando a formula do quadro 04:
O valor pago ao final do pagamento dos empréstimos pode ser calculado de forma simples multiplicando o número de parcelas pelo valor das prestações. No caso do Banco Mercantil do Brasil, o valor total pago ao final dos pagamentos será de R$6.783,36. Com essa informação, calculamos que os juros pagos ao final da transação