3 principais pragas do milho
Ela ocorre em maior frequência em solos arenosos e em períodos secos após as primeiras chuvas, também paraas culturas sob vegetação de cerrado, sobretudo no primeiro ano de cultivo. (Walter Holtz Merege
A forma adulta da lagarta-elasmo é uma pequena mariposa, medindo cerca de 20mm de envergadura, apresentando coloração cinza-amarelada. A postura é feita nas folhas, bainhas ou hastes das plantas hospedeiras, onde ocorre a eclosão das larvas, num período variável, de acordo com as condições climáticas. A larva, inicialmente, alimenta-se das folhas, descendo em seguida para o solo e penetrando na planta à altura do colo, no qual faz uma galeria ascendente que termina destruindo o ponto de crescimento da planta.
As lagartas completamente desenvolvidas medem cerca de 15mm de comprimento e têm coloração verde-azulada com estrias transversais marrons, purpúreas e pardo-escuras. Findo o período larval, em média de 21 dias, as larvas transformam-se em crisálidas, próximo à haste da planta ou nas proximidades desta no solo e, após 8 dias, aproximadamente, emergem os adultos. A CATI vem fazendo um trabalho de MIP Milho, cuja praga alvo é a lagarta do cartucho. O controle é feito através de monitoramento da cultura e a aplicação do produto é feita quando a cultura apresenta 20% de plantas com o sintoma de "folhas raspadas", que é o nível de dano econômico da praga. Nessa fase as lagartas estão com 7 a 8mm. As pulverizações são feitas com jato dirigido utilizando-se principalmente, os bicos leque 8004 ou 6504.
Foram utilizados os seguintes produtos e dosagens em excelente resultados:
- Alsystin - 100g/ha - i.a: triflumuron - produto fisiológico
- Dimilin - 100g/ha - i.a: diflubenzuron - produto fisiológico
- Fury