3 Leis de newton
Objetivo das experiências:
O objetivo das experiências e comprovar na prática o funcionamento das leis de Isaac Newton realizados no laboratório de física da universidade demonstrado a seguir.
Teoria Envolvida:
1º Lei de Newton ( Inércia )
Se não houver forças atuando sobre um corpo então a velocidade do corpo não pode parar, ou seja, o corpo não pode estar acelerado.
2º Lei de Newton
Força resultante ( massa x aceleração )
3º Lei de Newton (ação e reação )
Quando 2 corpos se interagem, a forca provocada por um dos corpos sobre o outro e sempre igual em módulo, possui mesma direção e sentido contrário à força que o outro corpo exerce sobre ela.
Equações Utilizadas.
Importante:
- Todas as experiências realizadas abaixo tem como sua velocidade inicial = 0, pois o objeto esta preso a alguma força.
- Nos experimentos abaixo foi ignorado o atrito pois era mínimo.
Fórmula Utilizada: a = (2 x X)/t2
Descrição da Figura1: O carro estava em uma plataforma preso por um eletroímã. Abaixo dessa plataforma havia dois sensores(Xo e X) sensor que calculava o tempo exato que o carro demorava para se deslocar de um ponto ao outro.
Objetivo da experiência: O objetivo da experiência, foi comprovar, se a aceleração era constante. Levando em consideração a precisão do cronômetro, o atrito da roda do carrinho com o plano, isso causou uma pequena variação no resultado, mas nada além do que 0,2m/s2 e constante em todos os espaços de tempo em que foi medido.
Segue-se a tabela1 com os resultados.
Fórmula Utilizada: a = (2 x X)/t2
Descrição da figura2: Foi colocado uma esfera que ficou presa por um eletroímã no topo de um suporte.