3 Identificacoes Em Tcc
TCC: ANÁLISE DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO FOCANDO A MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE: ESTUDO DE CASO MRS LOGÍSTICA
Autor: Rafael Doro Souz
Local: Juiz de Fora, MG – Brasil.
3.1 Introdução
A mecanização e automação das indústrias criaram um cenário onde as máquinas se tornaram um dos principais recursos produtivos. Porém, a gestão da manutenção dessas máquinas, muitas vezes é tratada apenas com ações corretivas o que joga pra baixo a eficiência da produção, pois com a incidência constante de avarias os recursos ficam imobilizados por mais tempo prejudicando a produtividade.
Analisando as organizações de forma sistêmica, a manutenção dos equipamentos por muito tempo era tratada como algo isolado, onde a responsabilidade ficava restrita apenas ao setor de manutenção. Neste sentido Osada (2000), afirma que nos dias de hoje a manutenção produtiva deixou de ser convencional baseada no setor de manutenção e se transformou em Manutenção Produtiva Total, com ênfase na participação total e no papel dos operadores da produção.
Segundo a ReliaSoft Brasil (2006), a manutenção está relacionada com a rentabilidade das empresas na medida em que a influência na capacidade de produção, na qualidade do produto e no custo operacional dos equipamentos. Os trabalhos de manutenção elevam o desempenho e disponibilidade dos equipamentos para a produção, mas ao mesmo tempo contribuem para acrescer os custos de operação. O objetivo de um setor ligado a manutenção deve ser, portanto, atingir um equilíbrio entre estes defeitos, maximizando a contribuição do setor na rentabilidade da empresa.
Moubray (1994) apud Siqueira (2005), diz que o objetivo da manutenção é assegurar que itens físicos continuem a fazer o que seus usuários desejam que eles façam. Segundo Smith (1991) apud Siqueira (2005), a manutenção tem como objetivo preservar as capacidades funcionais de equipamentos e sistemas em operação.
A saúde física e financeira da maioria das