3 Experimento
ANA BEATRIZ LIMA DA SILVA, bialimas2@hotmail.com
JANAINA SANTIAGO DANTAS, janaina.51@hotmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo: Esse trabalho tem por objetivo observar, classificar e diferenciar os tipos de escoamento – laminar, transitório ou turbulento. Para tanto, o número de Reynolds foi calculado através das características físicas da água. Sabe-se que o número de Reynolds pode classificar o fluido como sendo laminas – se Re<2000; como transitório – se 2000 < Re < 4000; ou como turbulento – se Re> 4000.
Assim, sabemos que o número de Reynolds permite constatar o tipo de escoamento com que se esta trabalhando, para que seja possível planejar, dimensionar ou restaurar o sistema de acordo com a necessidade.
Palavras-chave: Reynolds. Água. Escoamento.
1. INTRODUÇÃO
O coeficiente ou número de Reynolds (Re) é uma constante adimensional, utilizada na mecânica dos fluidos para o calculo do regime de escoamento de determinado fluido.
O conceito foi introduzido por George Gabriel Stokes em 1851, mas o número de Reynolds tem seu nome oriundo de Osborne Reynolds – físico e engenheiro hidráulico irlandês – quem primeiro popularizou seu uso em 1883.
A importância da análise do numero de Reynolds é que ela possibilita a avaliação da estabilidade do fluxo sob estudo, o que nos permite observar se o escoamento se dá de forma laminar ou turbulenta. Sabendo dessas propriedades é possível realizar dimensionamentos e optar por materiais mais adequados a cada tipo de fluido.
A fórmula para obtenção do número de Reynolds é:
Figura 1
Figura 2
2. O EXPERIMENTO
2.1. Materiais utilizados
Reservatório;
Tubo;
Recipiente;
Tinta;
Cronometro;
Água.
2.2. Procedimento Experimental
O experimento consiste em utilizar um dispositivo como mostrado na figura 1, que contem um tubo transparente inserido em um recipiente com paredes de vidro. O fluido sob análise será a água a uma temperatura de 28ºC. Um