3 ETAPA CHECAR
Elaborando os objetivos e as metas
Este subsistema caracteriza-se por buscar a elaboração e manutenção de objetivos e metas claramente definidos e mensuráveis. Os objetivos e as metas devem estar relacionados a cada nível e função organizacional que guarde alguma relação com a questão ambiental, os quais devem ser pautados pela política ambiental, estabelecendo desta forma a junção das diretrizes operacionais com a orientação geral dada à gestão ambiental. Esta vinculação entre objetivos, metas e política deve buscar um comprometimento da organização com o controle, a melhoria e a eliminação dos impactos ambientais adversos (SEIFFERT, 2007).
Objetivos ambientais são os propósitos, determinados pela organização, com relação aos seus aspectos e impactos ambientais significativos e ao atendimento aos requisitos legais, à luz da política ambiental estabelecida e tendo em vista as opções tecnológicas e os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis (FIESP, 2007).
Metas ambientais são os resultados esperados e, sempre que possível, determinados ou estimados de modo quantitativo, quanto ao atendimento dos objetivos definidos no âmbito do SGA da organização. As metas devem ter a capacidade de indicar claramente se os objetivos foram alcançados ou não. Ao final, o atendimento às metas estabelecidas levará às conclusões sobre a melhoria do desempenho ambiental da organização, demonstrando se o SGA está operando satisfatoriamente (FIESP, 2007).
De acordo com Seiffert (2007), é importante ter em mente que existe um interrelacionamento marcante entre este subsistema e os subsistemas Programas de Gestão Ambiental, Aspectos/Impactos Ambientais e Requisitos legais. Ainda segundo a autora, a elaboração de objetivos e metas pela organização e sua materialização através dos Programas de Gestão Ambiental representam uma forma de gerenciamento de aspectos ambientais significativos que apresentam uma importância estratégica para a mesma.
Para o alcance dos