3 etapa atps contabilidade intermediaria
Passo 1
Existem contas retificadoras no passivo? Quais? Elas existem sim no passivo, mais são lançadas como saldo devedor. As contas retificadoras ou redutoras diminuem seu valor contábil em grupos as quais são inseridas. Podemos citar como contas retificadoras do passivo; lucros ou prejuízos acumulados, juros a vencer, deságio a amortização(na emissão de debêntures), reserva da correção monetária e capital a integralizar.
Dissertação sobre contas retificadora do passivo
Também chamadas de redutoras, são as contas que, embora apareça num determinado grupo patrimonial visam demonstrar um grupo com contas de uma mesma família com saldo global mais correto porem já o ativo e passivo têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do ativo terá natureza credora pois e necessário que os aumentos e diminuições nela ocorridos sejam assim registrados,as diminuições germa lançamentos a débitos e os aumentos a credito bem como uma conta retificadora do passivo terá natureza devedora . As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo nas quais a aparecem. As contas redutoras do passivo ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores.
São exemplos de contas retificadoras do passivo: juros a vencer; deságio a amortizar.
Notamos assim que as contas redutoras do passivo, tais como o Capital a Integralizar / Realizar, é redutor do passivo, onde os sócios da empresa têm por obrigação integralizar o capital totalmente. Temos também o Deságio a Amortizar (na emissão de Debêntures), Juros a Vencer (também pode ser classificada como Ativo Circulante)
Passo 2
Calculo da contabilização da exaustão, amortização e depreciação acumulada no final de 2010, de acordo com dados fornecidos nesta etapa.
Conclusão:
Custo de aquisição da mina (o valor residual da mina é estimado em R$ 210.000,00 Capacidade estimada da jazida é de 5 mil