3 DESCRI O DOS PRINCIPAIS MATERIAIS DE LABORAT RIO
3.1 BALÃO VOLUMÉTRICO
O balão volumétrico ou balão graduado é um frasco utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados. Possui um traço de aferição no gargalo. Este tipo de frasco é usado na preparação de soluções que precisam de ter concentrações definidas (concentração expressa em uma grandeza por unidade de volume). Os balões volumétricos pode ter volumes entre 5 mL e 10 L. Existem balões volumétricos feitos em vidro borossilicato e empolipropileno. Os balões volumétricos em polipropileno são bastante utilizados nos E.U.A e em alguns países europeus.
Figura 1 – Balão volumétrico
Fonte: pt.wikipedia.org
3.2 ERLENMEYER
O balão de Erlenmeyer (em alemão: Erlenmeyerkolben) é um frasco em balão, usado como recipiente no laboratório, inventado pelo químicoalemãoEmil Erlenmeyer.
Feito de material de vidro, plástico, policarbonato transparente ou polipropileno transparente, é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções, cultivo de organismos e tecidos e predominantemente usado em titulações.
Sua parede em forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora.
Apresenta variações de tamanhos de bocas, tampas de vidro esmerilhado e plástico e inclusive estrias em suas paredes para melhor homogenização de soluções.
Figura 2 – Erlenmeyer
Fonte: pt.wikipedia.org
3.3 BECKER
Becker ou béquer (copo ou gobelé em Portugal) é um tipo de recipiente utilizado nos laboratórios de química. Há dois tipos de Becker, o Copo de Griffin ou Becker Forma Baixa e Copo de Berzelius ou Becker Forma Alta.
De modo muito grosseiro efetua-se medidas com o copo de Becker, pois a sua medida é muito imprecisa (normalmente com precisão variante em 5% do marcado). Os béckers são frascos T.C. (to contain) como o tubo de ensaio ou oserlenmeyers. Suas principais diferenças são: 1. apresentar uma escala para medição aproximada; 2. possuir base plana para uso autônomo; 3. conter bico