3 Avalia O ARQ E ORG
CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: Arquitetura e Organização de Computadores
PROFESSOR: Frank César Lopes Véras
CARGA HORÁRIA: 60 h PERÍODO: 2015.1
ALUNO: ____________________________________________________________________________
3ª AVALIAÇÃO
1. Uma arquitetura de computador pode ser descrita de várias formas. Uma das mais tradicionais é em termos do número de endereços contidos em cada instrução, embora tenha perdido um pouco do significado com a crescente complexidade de projeto de CPU. Porém, considerando essa distinção entre instruções com diferentes números de endereços, faça uma análise sobre o que leva um arquiteto de computador a decidir por uma ou outra quantidade de endereços em seus projetos. (2,5 pontos)
R - Em geral o arquiteto precisará decidir qual a melhor opção, dada a natureza do seu projeto, entre o tamanho da instrução e a quantidade de endereços envolvidos nas mesmas, uma vez que o balanço entre a grande quantidade de instruções com menos endereços cada, ou vice-versa, pode afetar diretamente a execução do projeto proposto. Resumindo, o que o projetista precisa ter em mente é principalmente a otimização da execução balanceada com confiabilidade, fazendo valer todas as ferramentas que se tem à mão, incluindo o uso de opcode para permitir concluir a operação com duas ou mais instruções, ou instruções com ZERO endereços que podem implementadas através da implicitação de endereços e utilização de memórias especiais (Pilhas).
2. Suponha que um sistema computacional possua quatro dispositivos de E/S: Impressora, Teclado, Disco e Linha de Comunicação. Esses dispositivos provocam a ocorrência de interrupções (e suas técnicas) no ciclo de instruções do processador. Observe as informações abaixo e faça as devidas descrições:
SITUAÇÃO: Suponha que a técnica seja a de “definir prioridades”, com prioridades (P) crescentes (quanto maior o valor, maior será a prioridade) e assim definidas: