3 Atividade de T picos de Direito II
A solução rápida da lide, o dever de colaboração das partes, o processo justo, o direito à ampla defesa, a celeridade, o processo eletrônico, o estímulo à uniformização da jurisprudência, à obediência aos precedentes, a inércia, a oralidade, a simplificação processual e prestígio ao contraditório são elementos essenciais que evidencia a Contemporaneidade no Novo Código.
O Neoprocessualismo é a atual fase metodológica da ciência do direito processual, o qual foi intensamente influenciado pelo Neoconstitucionalismo. Essa nova teoria incorporou ao direito processual diversos preceitos e valores constitucionais, como a promoção de princípios processuais, a superação do formalismo, bem como uma modificação na atividade jurisdicional.
O Neoconstitucionalismo trouxe uma nova interpretação à constituição, acoplando o direito à moral, por meio de determinação de força normativa aos princípios constitucionais que traduzam os valores da sociedade.
O Novo CPC está totalmente envolvido com essas novas teorias e suas renovadas concepções e entendimento sobre determinados assuntos. Símbolo de grande transformação, e revolução no Judiciário, almejando garantir o acesso à justiça, que vai além da provocação do judiciário, mas ancora também no direito de defesa, de ser ouvido. Nunca violando a Norma Suprema, garantidora de direitos essenciais ao funcionamento pleno da Justiça.