3 ANO AN LISE DE INVESTIMENTOS 1
POLO PRESENCIAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
5º SEMESTRE
ATPS ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Professor: Tutor EAD Luciano Barbero
Nome: Alessandra Maria da Silva RA: 6910439369 Nome: Alexandra V. F. S. Scarpa RA: 6788410593 Nome: Kátia Aparecida Quirino RA: 6906420616
São José dos Campos - 2014
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO.
Etapa 01 – Passo 01
Conceito de investimento
Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações ao longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.
Tipos de investimentos
a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos, em geral, não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.
Exemplos de investimentos públicos:
Hospitais, Escolas
Rede de saneamento básico;
Pavimentação de ruas.
b) Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direto privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.
Exemplos de investimentos privados:
Fábricas particulares;
Empresas de prestação de serviço particulares,
Lojas de varejo;
Shopping centers.
c) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente