3 691 T C C Orienta Es
Curso de Letras
ESTRUTURAÇÃO DA MONOGRAFIA
Monografia é um estudo aprofundado, sob o maior número de aspectos possíveis, de um determinado assunto, onde o objetivo é expor, discutir e demonstrar logicamente, a partir de um tema problema, ou de uma indagação de base, as articulações dos autores pesquisados e suas idéias.
Segundo Oliveira (2003), é consensual que o trabalho monográfico deve ultrapassar o nível da simples compilação de textos, dos resumos ou opiniões pessoais, exigindo um maior rigor na coleta e análise dos dados a serem utilizados, podendo ainda avançar no campo do conhecimento científico, propondo alternativas para a abordagens teóricas ou práticas nas várias áreas do saber. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma monografia científica, e como tal deve possuir todos os requisitos determinados por normas internacionais utilizadas em universidades, congressos, etc.
Assim sendo, a estruturação proposta neste Manual de Orientação segue os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), uma vez que a estrutura do trabalho monográfico deve obedecer a uma seqüência normalizada, estabelecida pela Comissão de Estudos de Documentação da ABNT. Essa normalização garantirá ao texto melhor qualidade e apresentação gráfica.
O TCC estrutura-se em três partes distintas: elementos pré-textuais; elementos textuais e elementos pós-textuais. A figura abaixo ilustra a estrutura completa de uma monografia.
ESTRUTURA COMPLETA DE UM TCC
1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Consideram-se elementos pré-textuais todas as páginas que precedem a introdução, devendo ser apresentados na seqüência abaixo:
Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória
(opcional)
Agradecimentos
(opcional)
Epígrafe
(opcional)
Resumo
Lista de figuras etc
(se houver)
Sumário
1.1. Capa
Deve conter as seguintes informações: Autoria: no topo da página, centralizado em letras maiúsculas e em negrito, tamanho 14.
Título: no