2ª Guerra MUNDIAL
A tão chamada guerra para acabar com todas as guerras, Primeira Guerra
Mundial, não resolveu nenhum dos problemas que a causaram. Então, alguns anos mais tarde começou outra guerra mundial.
A Segunda Grande Guerra foi o maior e mais violento conflito armado que apôs, de 1939 e 1945, os países aliados de ideologia democrática contra o Eixo, de ideologia totalitária. Podemos dizer que um dos mais importantes motivos foi o fato de ter surgido governos totalitários com objetivos militaristas (baseado em governo militares) e expansionistas (conquista de terras).
4 |Segunda Guerra Mundial
INÍCIO DA 2ª GUERRA MUNDIAL
A
Segunda
Guerra
Mundial, iniciada em setembro de
1939,
foi
a
maior
catástrofe
provocada pelo homem em toda a sua longa
história.
Envolveu
setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indiretamente. O número de mortos superou os cinquenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.
É difícil de calcular quantos outros milhões saíram do conflito vivos, mas completamente inutilizados devido aos traumatismos psíquicos a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo permanente). Outra de suas características, talvez a mais brutal, foi à supressão da diferença entre aqueles que combatem no fronte e a população civil na retaguarda. Essa guerra foi total. Nenhum dos envolvidos selecionou seus objetivos militares excluindo os civis. Atacar a retaguarda do inimigo, suas cidades, suas indústrias, suas mulheres, crianças e velhos passou a fazer parte daquilo que os estrategistas eufemisticamente classificavam como "guerra psicológica" ou "guerra de desgaste". Naturalmente que a evolução da aviação e das armas autopropulsadas permitiu-lhes que a antiga separação entre linha de frente e retaguarda fosse suprimida. Se a Primeira Guerra Mundial provocou um custo de 208 bilhões de dólares, esta atingiu a impressionante