2ª etapa da atps de historia da educação e pedagogia anhanguera
A educação européia era conduzida pela igreja em uma forma universal, as pessoas da realeza eram educadas em seu castelo pelos melhores professores, a pequena nobreza e o clero eram educados nas escolas e os mais pobres eram educados para apenas ofícios específicos e uma característica da forma de ensinar dos europeus eram as marcas repressivas utilizada pelos mesmos. A educação foi implantada no Brasil pelos Jesuítas que se baseavam no modo e costumes da contra-reforma católica, mas o povo que já vivia no Brasil tinha sua própria forma de educar e ensinar seus filhos, mesmo assim, eles (os jesuítas) administraram a educação por 210 anos conduzindo o povo as crenças e costumes já mencionados, até serem expulsos do país pelo Marquês de Pombal e então a educação virou um caos e só melhorou um pouco quando a família real que fugia de Portugal veio para o Brasil.
Só então D. João VI iniciou algumas mudanças no país que resultou em uma pequena melhora, porém ainda era insuficiente já que a educação tinha uma importância secundária para os governantes do país e por esse motivo só havia a educação inicial enquanto em muitos lugares já existiam faculdades. Com a proclamação da republica houve muitas tentativas de melhora na educação através de reformas, mas elas não resultaram em grande mudança.
Concluindo esse foi o inicio da educação no Brasil e foi liderado pelos jesuítas que acreditavam e ensinavam através dos costumes e crenças católicas que ainda eram muito predominantes apesar das investidas negativas da igreja