2relatorio De Geo Cristaliza Ao
1257 palavras
6 páginas
IntroduçãoNo âmbito da disciplina de Geologia realizamos uma experiência laboratorial para percebermos melhor o porquê de algumas rochas constituídas pelos mesmos minerais apresentarem cristais de tamanhos diferentes e o efeito da velocidade de arrefecimento na formação de cristais. Para isto utilizamos fudge e observamos a sua cristalização.
Os magmas formam-se no interior da Terra, nos locais onde as condições de pressão e de temperatura permitem a fusão das rochas. Ao ascender através de fendas da crusta, o magma experimenta uma diminuição progressiva de pressões e temperaturas, responsáveis pelo seu arrefecimento e, consequentemente pela sua solidificação.
O magma é uma mistura complexa, rica em compostos químicos diferentes e, por isso, com diferentes pontos de fusão e de cristalização, onde a temperatura é superior à da mistura fundida. À medida que a temperatura do magma vai baixando, vão-se atingindo sucessivamente as temperaturas de cristalização dos diversos materiais.
As rochas são associações naturais de minerais. Minerais, por sua vez, são substâncias naturais, com estrutura cristalina e com uma composição química bem definida. Os minerais podem ocorrer na Natureza em cristais isolados ou agregados, podem ser geometricamente perfeitos ou não apresentar nenhuma forma regular. Isto é, um mineral é uma substância, mas a forma como ocorre é em cristais (uma vez que possui uma estrutura cristalina).
A textura das rochas magmáticas depende da velocidade de arrefecimento do magma durante a cristalização, que é a formação de cristais nas rochas.
Quando a consolidação do magma ocorre em profundidade, no interior da crusta terrestre, as temperaturas são elevadas e o arrefecimento do magma é lento e gradual. Nestas condições os minerais que constituem as rochas têm tempo para ordenarem as suas partículas, dando origem a cristais bem desenvolvidos e visíveis à vista desarmada. Estes casos ocorrem em rochas plutónicas ou rochas magmáticas intrusivas.