28884989083832887777272727272
1014 palavras
5 páginas
FISIOPATOLOGIAConceito
Náusea é uma sensação subjetiva, desagradável, referida na garganta e/ou epigástrio que geralmente precede o vômito.
Vômito é a ejeção do conteúdo gástrico pela boca que pode ser precedido por náuseas. *Náusea e vômitos podem são sintomas de varias síndromes
Os centros do vômito estão no tronco cerebral e quando ativados por estímulos aferentes promovem a contração dos músculos respiratórios e abdominais contra a glote fechada. Dessa forma o aumento da pressão abdominal força a saída do conteúdo gástrico para o esôfago e boca.
O córtex cerebral é a área nervosa que recebe estímulos periféricos, isto é, os estímulos sensoriais como visão, tato, olfato, paladar, etc. É decorrente desses estímulos que ao vermos algo que não nos agrada pode estimular o vômito, assim como cheiro muito ruim, ou gosto desagradável de algum alimento. A estimulação que ocorre nessa região é mediada pela estimulação da Acetilcolina em receptores Muscarínicos (M1) e pela Histamina em receptores H1.
Impulsos de nervos que saem do TGI ou de outros órgãos viscerais (que levam informação ao centro do vômito) que são inervados pelo vago, estímulos como distensão da parede do órgão, infecção, ou irritação da mucosa do estômago e/ou duodeno também atingem o centro do vômito. Nesse caso, a estimulação do centro do vômito pode ocorrer tanto pela Serotonina (5HT3) como Acetilcolina (M1).
Outra área, que leva estímulos para o centro do vômito são neurônios provenientes do labirinto. Quando produzimos movimentos giratórios ou movimentos de balanço como estar em um navio (enjôo de movimento ou cinetoses), ou simplesmente quando essa área está desregulada (labirintoses) sentimos tonturas, náuseas e vômitos.
A zona do gatilho (localizada fora da barreira hematoencefálica), nada mais é que uma área cerebral que é estimulada por substâncias químicas do sangue. Por exemplo, o uso de fármacos como a morfina estimula a êmese, porque a morfina que circula no sangue passa