28825 35258 Psicologia Nas Instituicoes Juridicas AD
722 palavras
3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – UnisulCampus Virtual
Avaliação a Distância Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: Curso superiorTecnologia em Segurança Pública
Professor: Alexandre Wagner da Rocha
Nome do aluno: Rodrigo Melo de Vasconcelos
Data: 17/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
RESPOSTA:
O Direito e a Psicologia possuem certos exemplos que de fato nutre a relação de ambas e propiciam um maior entendimento sobre a relação humana. o ponto de partida que visa analisar tal aplicação no que diz respeito à área criminalista.
A Psicologia possui muita importância para todo operador do direito e excepcionalmente para o advogado. Já que o ele irá se deparar inúmeras vezes com casos em que o cliente se encontra em situações complicadas. A importância que a psicologia também, traz para o Direito em casos de separação, adoção e guarda dentre outros. Portanto, a psicologia jurídica esclarece sempre que, aspectos psíquicos ou psicológicos vierem à tona sejam como fatos jurídicos ou então com fatores que modifiquem ou extinguem a conduta. O advogado precisa compreender o homem e suas relações sociais independente de qual área irá atuar, Uma vez que o mesmo não é apenas um profundo conhecedor das normas jurídicas e teorias doutrinárias. E sim um