285960500141
752 palavras
4 páginas
RESUMOO papel da escola A Pedagogia Tradicional usava métodos de ensino através da memorização e repetição, sem valorizar a história da criança.
A criança recebia conceitos científicos de memorização e repetição(papagaio). Neste método nota-se a desvalorização do conhecimento existente na criança.
Alguns professores erram ao achar graça no que a criança fala, considerando que ela não entendeu o conceito ou significado da palavra, sem claro se dar conta que a palavra tem várias faces secretas sob a face neutra... como diz Drummond.
A criança não corresponde as expectativas do professor, não conhece o significado da palavra. Faz parecer que a criança é a única responsável pelo seu desenvolvimento. Como se a palavra não obtesse vários significados. Pela multipicidade da palavra a criança busca relacionar a fala adulta com suas experiências.
Vygotsky e Piaget, mesmo tendo diferentes focos, levantaram conceitos contrários a metodologia da Pedagogia Tradicional, eles entenderam que deve-se dar importância ao indivíduo em seu conhecimento e que os conceitos têm história interna.
Para Piaget a construção do conhecimento é desenvolvido individualmente. A criança, por si só, é capaz de fazê-lo. Já Vygotsky diz que este conhecimento deve ter participação de outro indivíduo, afirmando que a criança fará sozinha amanhã o que faz com auxílio hoje.
Escola é lugar de aprender a aprender, lugar de aprender pensando...
Com o tempo passa-se a visualizar a escola com outros olhos, agora a criança é o foco da aprendizagem e não mais o professor, e os métodos de acumulação da informação não são mais através da memorização e repetição.
Piaget diz que os conceitos não ensinam só se pode encontrar meios para que a criança possa formulá-los, dependendo do desenvolvimento espontâneo. “O processo de aprendizagem não é conduzido pelo professor, mas sim pela criança”(Ferreiro, 1982:131).
Portanto devemos respeitar o desenvolvimento de cada criança, valorizando suas ações e