27 Saberes Necessários à Prática Educativa
O ensino não depende exclusivamente do professor, e a aprendizagem não é apenas do aluno. Ambas atividades se explicam e se complementam. Sendo assim, o professor e o aluno são sujeitos, e não objetos um do outro.
1. Ensinar exige rigorosidade metódica.
O educador deve afirmar a rigorosidade do método com o qual trabalha, sendo claro em seus objetivos. Além disso, seu discurso deve se assemelhar à sua prática. Uma das principais obrigações do educador é o ensinar a pensar certo.
2. Ensinar exige pesquisa. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O professor deve ser pesquisador. É necessário pesquisar para se conhecer o que ainda não se conhece e anunciar novidades às crianças. Tanto o professor quanto o aluno são movidos pela curiosidade.
3. Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
O professor deve respeitar e utilizar as experiências sociais que seus alunos possuem. Além disso, deve estabelecer uma relação entre esses saberes e o conteúdo ensinado em sala de aula.
4. Ensinar exige criticidade.
A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como procura de esclarecimento. Não há criatividade sem a curiosidade que nos move. A curiosidade é inerente ao processo de ensino-aprendizagem.
5. Ensinar exige estética e ética.
A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética sempre ao lado da estética. Se, se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando. Educar é formar.
6. Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
O professor deve se utilizar da corporeificação das palavras como exemplo. É importante propiciar condições aos alunos, em suas relações uns com os outros ou com o educador, de treinar a experiência de