269.159.510-23
640 palavras
3 páginas
Universidade Salgado de Oliveira - UniversoDisciplina : Direito Penal II Professora : Maria Selma Turma : 41542N – Sala 202C
CIDADE DE DEUS
Inúmeros fatores poderiam ser elencados como causa da violência e criminalidade reinantes na favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, retratadas com muita propriedade e enfocadas com um realismo impressionante pelo filme homônimo da favela.
Poderiam ser citadas, por exemplo, a carência crônica de educação a falta de segurança, a pobreza absoluta a ausência de perspectivas, a discriminação racial, o abandono e o descaso pelo Estado.
Entretanto, se estes são os elementos considerados responsáveis pelo desvio de conduta dos indivíduos que abraçaram a criminalidade, como se explica então, que a maioria absoluta da população daquela comunidade é constituída de pessoas normais, que apesar de tantas dificuldades, vivem com dignidade, honestidade e de acordo com os princípios morais e com retidão de caráter?
É claro que os fatores mencionados podem fomentar, influenciar e contribuir significativamente com a incidência da violência e do crime, porém, não podem definitivamente ser apontados isoladamente como a causa do problema.
O meio evidentemente influencia, mas acreditamos na pré-disposição nata de um indivíduo para o crime, que pode ser manifestada ainda da fase de criança como ocorreu com Dadinho/Zé Pequeno, quando ainda menino executou uma dezena de pessoas num motel, com uma frieza e sadismo espantosos, demonstrando sentir com o fato, uma evidente satisfação e prazer indescritíveis. Aliás, estas características se tornaram uma marca registrada na trajetória criminosa de Zé Pequeno.
Com o propósito de enriquecer os fundamentos da nossa teoria, citamos o Buscapé, irmão do assaltante Marreco integrante do Trio ternura. Desde criança, Buscapé sempre esteve no centro da célula criminosa da favela, sem jamais de envolver com o