26024786

1063 palavras 5 páginas
O filo Porifera é formada por esponjas aquáticas, seres sésseis (fixos) e que não possuem tecidos definidos ou sistema nervoso. Com um organismo bem simples os poríferos têm o corpo revestido por uma camada de células (pinacócitos) e possuem muitos poros (óstios) que permitem a entrada e a saída de alimentos, gases e excretas.
No seu interior existe uma espécie de átrio chamado espongele ou espongiocele e na parte superior uma grande abertura, o ósculo. As esponjas não possuem tubo digestório, o que significa que sua digestão é exclusivamente intracelular. Como são seres filtradores, eles obtém seu alimento com a ajuda de células ciliadas (coanócitos) que promovem a circulação de água no seu interior e capturam seres unicelulares por fagocitose. Confira as tabelas:

Depois de ser parcialmente digerido o alimento é tranferido para amebócitos que finalizam a digestão e distribuem o alimento para outras células. As esponjas são sustentadas pelaespongina, rede de filamentos protéicos flexíveis. Algumas ainda possuem um exoesqueleto de espículas de calcário ou sílica.
Tanto as trocas gasosas quanto a liberação de excretas são feitas por difusão. Já a reprodução pode ser sexuada (com a formação de larvas móveis) ou assexuada (por brotamento). Confira a imagem com as estruturas básicas das esponjas aquáticas abaixo:
Vale lembrar que o filo dos Poríferos pertence ao Reino Animal sendo formado por organismos de maior simplicidade estrutural e funcional deste reino.
Cnidários (Filo Coelenterata)
Etimologicamente, a palavra cnidário vem do grego (knidos, ‘urticante’). O mesmo ocorre com o vocábulo celenterado (do grego koilos, ‘oco’, e enteron, ‘intestino’).
Neste filo se enquadram os animais mais inferiores dentre os que já possuem tecidos bem definidos com alguma organização de sistemas. Eles possuem um esboço de sistema nervoso difuso (uma rede de células nervosas pelo corpo) e gônodas, isto é, órgãos produtores de gametas. Também possuem células

Relacionados