26 03 2015 Portf Lio Administra O Filosofia Marketing E Log Stica
1118 palavras
5 páginas
Aula: Administração,filosofia,marketing, e logística.Data da Aula: 26/03/2015
Módulo: A Filosofia, a ciência e as possibilidades do conhecimento
Professor: Francisco Henrique
Pólo: Macaé
Atividade: Planejamento semanal – Atividade de Portfólio
GRUPO:
Cleiton Neves Luiz - 241434
RESPOSTAS
O consumismo é uma das características marcantes da sociedade. Sua principal função se volta para a própria essência do capitalismo, ou seja, a venda de produtos e serviços com vistas à apropriação do lucro. Ocorre que, se a ideologia do consumo se vincula a interesses mercadológicos, o seu grande sucesso, bem como suas conseqüências, transcendem questões de natureza meramente econômica. Nesse sentido, a proposta do presente artigo é discutir alguns elementos que permeiam a lógica do consumo na sociedade capitalista e algumas de suas conseqüências.
É assaz comum associar o consumismo ao capitalismo, pois ambos quase que se confundem. Não obstante, antes do advento da sociedade capitalista tivemos alguns pressupostos do consumismo: a cultura do consumo. Tal cultura é evidenciada com a aristocracia da Europa. Os aristocratas, como se sabe, viviam do arrendamento das terras e atuavam nas atividades da guerra, que eram tidas como honrosas; além disso, neste segmento social o consumo do luxo e a sua ostentação eram bastante comuns.
Com o advento do capitalismo surge, por volta do século XV, na Europa, uma outra classe dominante: a burguesia. Esta se inspirou no universo aristocrata para construir os seus valores. Assim, o consumo conspícuo das classes burguesas não emana apenas em função da sua riqueza: a referida classe absorve o ideário aristocrata, que proporcionava reconhecimento e o prestígio.
Não obstante, os burgueses recusam a extravagância aristocrática. Entretanto, o luxo, o consumo e a ostentação passam a fazer parte do universo burguês.
Nesta perspectiva, se consumo burguês se efetua pela sua riqueza, ele a transcende e não se limita à satisfação de necessidades; é