2423627855
2490 palavras
10 páginas
VIVER EM SOCIEDADE Em sociedade, os seres humanos se relacionam uns com os outros.
Criamos relações sociais em todas as atividades que realizamos: no trabalho, na vida política, na religião, na escola, nas atividades culturais. Quando se vive em sociedade é muito importante respeitar as leis e as regras que regem esse grupo ao qual pertencemos. São elas que possibilitam a convivência social.
Vivendo em sociedade, os seres humanos produzem cultura e a cultura vai mudando os homens.
QUAL A GRANDE FINALIDADE DA VIDA SOCIAL??
A vida social faz parte do nosso processo de individuação. É através dela que buscamos referenciais para nossa própria subjetividade. Como resultado ela influenciará na carreira que vai escolher, com quem vai passar, ou não, a vida. É uma forma também de identificação, já que procuramos no outro um pouco de nós numa troca continua de referenciais.
Para autores como Lacam, a vida social também tem a função de dizer para si quem você é. Desde que nascemos é o outro que diz quem é você, qual seu nome, o que vai vestir. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais
Não ter uma vida social não significa que alguém tem um problema, muitos possuem uma personalidade reservada e/ou introvertida. Mas a ausência total pode, comprovadamente, a levar o sujeito a ter transtornos mais sérios. 7 Funções
1) substantivo
2) pronome
3) advérbio
4) preposição
5) interjeição
6) partícula expletiva
7) conjunção
Veja também:
QUESTÕES DE CONCURSOS ANTERIORES: funções do QUE
1) SUBSTANTIVO
Ocupa o lugar de um substantivo com sentido genérico de “algo”, “alguma coisa”.
Nesse caso, o “que” é acentuado e precedido de artigo ou palavra adjetiva.
2) PRONOME
A) Pronome substantivo indefinido
Equivale a “que coisa”, funciona como núcleo de uma função própria de substantivo (como sujeito, objeto, complemento nominal etc.)
B) Pronome