2344
O método dos elementos finitos teve seu inicio no século dezoito, mas só após avanços tecnológicos através dos computadores seu desenvolvimento foi exponencial. O MEF pode ser definido como um método matemático, no qual um meio continuo é discretizado em pequenos elementos denominado elementos finitos, quem matem as propriedades de quem as originou. Estes elementos são descritos por equações diferenciais e através de modelos matemático são obtidos os resultados desejados.
MEF tem aplicabilidade em diversas áreas da engenharia, medicina, odontologia e entre outras. Segundo o prof. Avelino Alves Filho, a função CAE/ MEF tem tido aumento significativo no mercado de trabalho, devido as empresa necessita de produzir produtos que não possam sofrer falhas, para isto deve ser feitos testes antes do produto final ser lançado, neste caso MEF e imprescindível para estas empresas.
Para se obter o modelo experimental por meio do MEF, e necessário desenhar graficamente a geometria da estrutura que se deseja analisar em programa especifico como, por exemplo, solidworks. Posteriormente, a estrutura criada será discretizada em pequeno elementos denominados elementos finitos em um programa especifico MEF como, por exemplo, hypermesh. Quanto maior o numero de elementos mais preciso será o modelo.
Nas extremidades de cada elemento finito encontram nós, que conectam os elementos entre si, formando uma malha arranjada em camadas bi ou tridimensionais. Através dos nós as informações são passadas entre os elementos. Cada no possui um numero definido de grau de liberdade, que caracterizam a forma como o nó irá deslocar se no espaço.
O próximo passo e definição das propriedades físicas e mecânicas de cada estrutura constituintes do modelo, que e necessária para se obter um resultado real, uma vez que as características de cada componentes do modelo influenciarão o comportamento das respostas ás aplicações das forças.
Após a determinação de todas as