234 da silva sauro
Capa: Pg.1
Sumario: Pg.2
Introdução: Pg.3
Texto: Pgs.4, 5, 6 e 7
Conclusão: Pg. 8
Bibliografia: Pg.9
Introdução
Você pode não estar ciente dos benefícios do exercicio físico, mas provavelmente já ouviu inúmeras vezes dizerem “o exercício faz bem ao nosso corpo”, “Exercício faz bem à saúde”. Mas você sabia que ele pode realmente ajudar a você a se sentir bem, também? Obtendo a quantidade certa de exercício pode até mesmo ajudar a melhorar seu humor, pois o exercício fisico faz bem á depressão.
Texto
Sabe-se que adolescentes fisicamente ativos e em boa forma física possuem benefícios quanto à eficiência e quanto à qualidade do sono, enquanto adolescentes inativos queixam-se de sono ruim, de baixa eficiência e consequentemente sentem-se mais estressados. O exercício físico provoca o aquecimento corporal e facilita o início do sono. Em indivíduos sedentários, a prática de exercícios físicos no início da noite pode acarretar insônia, o que não acontece com indivíduos treinados (Mello e Tufik, 2004).
Na adolescência, os transtornos de humor são caracterizados por condutas como: diminuição das atividades diárias, negativismo, comportamento antissocial, perda da autoestima, ansiedade e déficits cognitivos. Estudos têm mostrado a influência que o exercício exerce sobre estados de ansiedade e depressão. O exercício aumenta a autoestima, ajuda no autoconhecimento corporal e no cuidado com a aparência física, melhora a capacidade funcional, reduz a obesidade e melhora a qualidade de vida dos adolescentes.
No período da adolescência ocorre um importante aumento na mineralização, na densidade e na massa óssea. É de senso comum na literatura que o exercício físico regular auxilia este processo, embora ainda não especifiquem a intensidade, a frequência, o tipo de exercício e a duração que promove tal aumento da massa óssea. Contudo, sabe-se que os exercícios de maior impacto (corrida)