23100181848
1243 palavras
5 páginas
Tipos de Tecidos Musculares:- Músculo Liso: Contração lenta e involuntária (ex.: vísceras, grandes vasos sangüíneos, pele). É inervado pelo Sistema Nervoso Autônomo.
- Músculo Estriado Esquelético: Contração rápida e voluntária (ex.: recobre totalmente o esqueleto e está fixado nos ossos). É inervado pelo Sistema Nervoso Central.
- Músculo Cardíaco: Contração rápida e involuntária (ex.: miocárdio). É inervado pelo Sistema Nervoso Autônomo.
Inserções musculares: Inserção muscular de um músculo é o ponto onde o músculo se fixa. Nos membros, pode-se falar de inserção proximal ou origem, que corresponde a inserção mais próxima do tronco, e, inserção distal àquela mais afastada do tronco. Também há partes tendinosas intercaladas ao longo do trajeto das fibras do ventre muscular como as inserções tendíneas (reto do abdômen).
Nomenclatura dos músculos
O músculo recebe o nome de acordo com um dos seguintes critérios:
Forma (ex.: trapézio)
Número de cabeças (bíceps, tríceps)
Função (abdutor longo do polegar)
Localização (tibial anterior)
União de dois ou mais destes critérios (músculo pronador quadrado)
Unidades Motoras
O conjunto de fibras musculares inervado pela arborização terminal de um único neurônio motor é chamado de unidade motora. O número de unidades motoras de cada músculo está relacionado com o tipo de função que o músculo deve desempenhar. Quando o nervo de um músculo é seccionado, este se atrofia. Mas, se houver regeneração do nervo e, portanto, reinervação do músculo, ele recupera suas funções no espaço de um ano aproximadamente.
Contração Muscular
O estímulo para contração muscular é geralmente um impulso nervoso que chega à fibra muscular através de um nervo. O impulso nervoso propaga-se pela membrana das fibras musculares (sarcolema) e atinge o retículo sarcoplasmático, fazendo com que o cálcio ali armazenado seja liberado no hialoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia