23 Socializacao
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM EAD
SOCIALIZAÇÃO
Socialização é um processo pelo qual o indivíduo internaliza as regras sociais. É por meio desse processo que adquirimos cultura e nos diferenciamos dos demais animais. Por outras palavras, a socialização é a tomada de consciência (ou consciencialização) da estrutura social que envolve uma pessoa. O processo é possível graças à ação dos chamados agentes sociais, que são as instituições e os sujeitos representativos com capacidade para transmitir os elementos culturais apropriados. Os agentes sociais de maior relevância são a escola e a família, embora não sejam os únicos.
SOCIALIZAÇÃO E SEUS CONCEITOS
A socialização pode ser entendida como um aprendizado social constante, pelo qual aprendemos a língua, os símbolos, as normas sociais, a usar objetos, a crer em determinadas coisas ou seres, a termos determinados tipos de sentimentos, etc.
Por que isso ocorre? Isso ocorre devido ao fato de a sociedade exercer certa pressão sobre os indivíduos para que não venham a agir de forma diferente, a título de exemplo, temos as normas e as leis sociais.
Esse processo nos conduzirá a ver o mundo de uma determinada ótica cultural. Dependendo dos tipos de contatos sociais que tivermos, teremos um determinado comportamento social.
Os especialistas falam de dois tipos de socialização: a primária, que é o processo durante o qual a criança adquire as primeiras capacidades intelectuais e sociais, e a secundária, que ocorre quando certas instituições específicas (como a escola ou o exército, por exemplo) conferem competências específicas.
O austríaco Sigmund Freud, o pai da psicanálise, definiu a socialização do ponto de vista do conflito, como sendo o processo através do qual os indivíduos aprendem a conter os seus instintos inatos antissociais. 1
LIGUE-SE!
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM EAD
relevante falta da socialização primária, os efeitos na escola são proeminentes trazendo alterações na atuação dos professores e na