227379550116

4201 palavras 17 páginas
ATPS
Leitura e Produção de Texto

Junho/2013

Introdução
Nos seguintes textos serão utilizadas representações de diversos tipos de pensamentos quanto ao trabalho do serviço social diante da educação e saúde, citaremos em alguns trechos momentos de conquista e de luta para o reconhecimento e melhoria. Diante de pesquisas obtemos informações importantíssimas sobre o assunto que trarão diversas vivencias a serem abordadas.
Serviço Social e a Educação
A Leitura é a forma mais antiga de alfabetizar e tendo isso como base de pesquisa professores de Língua Portuguesa aproveitando a II Feira Municipal do livro em Ponta Grossa deu ênfase ao incentivo a leitura implantando a Biblioteca de Classe. Procuraram formas de implantá-la e perceberam através de questionários de pesquisa que para obterem êxito teriam que fazê-la de uma forma que despertasse o interesse dos alunos, que os mesmos soubessem interpretar o que estavam lendo para despertar o interesse pela leitura e também pelas informações que o texto poderia lhes trazer, respeitando a condição em que o aluno se encontrasse. Dessa forma teriam que se utilizar de fortes argumentos para que pudessem atuar com eficiência sua forma de pedagogia docente da Língua Portuguesa.
Decidiram então implantar as BC (bibliotecas de classe). Sendo assim se utilizaram de materiais antigos literários e didáticos que em tempos antigos auxiliaram na alfabetização e perceberam que em diferentes épocas os mesmo recebiam respostas variadas as mesmas perguntas e que isso hoje já não mais acontecia. Perceberam também que nos séculos XIX e XX a leitura era inserida através de enciclopédias que eram utilizadas para ensinar além da Língua Portuguesa mais também outras matérias como Ciências, História e Geografia. Sendo o primeiro modelo da Leitura corrente.
O segundo modelo ensinava comportamentos morais e cívicos perante a sociedade. Nessa época a leitura era tão levada a sério que os professores faziam “tomada” de leitura acompanhando o

Relacionados