224189870159

633 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA E A APLICABILIDADE DA LÓGICA MATEMÁTICA

Introdução

Embora não exista uma definição exata para lógica matemática, podemos defini-la como a “ciência das leis do pensamento” lembrando que a lógica teve início ainda antes da era cristã (A.C), com os filósofos Parmênides e Platão, mas quem detalhou e elaborou mais a fundo os estudos sobre raciocínio foi o filósofo grego Aristóteles, desejando com isso, utilizar a lógica como um instrumento para se atingir o conhecimento científico. “Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.” (CHAUI, 2010, p. 126). O conjunto de obras lógicas aristotélicas recebeu o nome de Órganon.

A importância da Lógica Matemática

A Lógica é uma disciplina eficiente e útil não só para os fundamentos matemáticos, mas também para organizar conhecimentos, desenvolver o raciocínio, treinar capacidades, compreender processos, pensar com clareza, raciocinar e argumentar corretamente, interpretar e analisar informações, estimular o raciocínio crítico, aprimorar a competência linguística oral e escrita, adquirir habilidades com o raciocínio matemático, dentre outras. Ela (a lógica) também é importante para apresentar justificativas convincentes e corretas que sejam suficientes para estabelecer, sem deixar nenhuma dúvida, se um argumento é VERDADEIRO ou FALSO.
A Lógica Matemática tem como regra fundamental, dois princípios:

I) O PRINCÍPIO DA NÃO CONTRADIÇÃO, onde um argumento não pode ser VERDADEIRO e FALSO ao mesmo tempo;
II) O PRINCÍPIO DO TERCEIRO EXCLUÍDO, todo argumento ou é VERDADEIRO ou FALSO, isto é, verifica-se um destes casos e nunca um terceiro.
Sem dúvida, utilizando a Lógica no dia-a-dia pode-se obter sempre um resultado satisfatório, pois se passa a ter coerência nas decisões.

A aplicabilidade da Lógica Matemática

A Lógica tem aplicações em vários setores da atividade humana, tais como: Administração, Direito, Filosofia,

Relacionados