2237212101-24
387 palavras
2 páginas
Vitaminas B3Características:
Também chamada de vitamina PP. Apresenta-se sob a forma de nicotinamida (ou niacinamida) e ácido nicotínico. E resistente ao calor, luz, ácidos e álcalis embora pequenas quantidades possam ser perdidas na agua desprezadas no cozimento.
Funções:
Componentes essencial de duas coenzimas ativas: nicotinamida adenina dinocleotedeo (NAD) e nicotinamida e adenina dinocleotideo fosfato (NATP). O nad e envolvido em reações de catabolismo a NADP, em reações de biossíntese.
Transfere hidrogênio e elétrons de enzimas desidrogenasses do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos fornecem energia para células através de reações de oxirredução e metabolismo dos carboidratos.
Fontes:
Carnes vermelhas e brancas, peixes (linguado e atum), fígado, ovos, gérmen de trigo, leite e ainda manteiga de amendoim, ervilha e batata.
Grupo de risco para deficiência
Uma leve deficiência de niacina provoca aftas e diarreia, se não for tratada o quadro pode ser agravar e levar a pelagra que é uma deficiência da niacina. A doença pode ser considerada rara e os pacientes que sofrem dessa enfermidade geralmente são idosos, pessoas desnutridas e também quem faz uso excessivo de álcool. Esta doença e caracterizada por diarreia crônica, dermatite, e demência, se permanecer sem tratamento, pode levar a morte.
DEFISCIENCIA DA VITAMINA B3 (NIACINA - ÁCIDO
NICOTÍDICO) E GRUPOS DE RISCO
A deficiência desta vitamina é denominada Pelagra, que é uma doença nutricional endêmica entre comunidades pobres que sobrevivem à base de cereais com milho. Aparece nas regiões onde a dieta é pobre em conteúdo energético e em vegetais e frutas frescas, além de ocorrer na má absorção intestinal.
É conhecida como causadora dos 3 “DS” – dermatite, diarréia e demência. As alterações de pele são as mais precoces: eritema, hiperpigmentação, queilite. Ocorrem também estomatite, língua vermelha e edemaciada, gastrite e diarréia, fissuras nos genitais, ataxia, alterações