21Doc
301 palavras
2 páginas
A importância da atividade física no combate a obesidade Está mais do que comprovado que a atividade física constitui um importante fator de interferência no controle do peso corporal. No entanto, percebe-se pouca aderência aos programas de exercícios por parte da população obesa, que hoje, devido ao sedentarismo e aos hábitos alimentares incorretos, representam um percentual cada vez maior de nossa população.
Inúmeros fatores físicos, sociais e ambientais afetam o comportamento do obeso em relação a prática de atividade física. Experiências anteriores negativas, como sentimento de inadequação; baixa performance; dificuldade de sociabilizar-se com os demais participantes quando a atividade é realizada em grupo; oscilações de ânimo dos obesos, que muitas vezes passam despercebidas, são fatores que podem justificar a recaída nos programas de atividade física.
A descoberta de alguma habilidade física pessoal e a escolha de uma atividade prazerosa, podem favorecer a adaptação do obeso à prática de exercícios físicos.
Além da atividade física regular, adotar um comportamento mais ativo diante de algumas situações do dia-dia como, utilizar com mais freqüência as escadas, andar a pé quando não for necessário o uso de automóvel, lavar o carro, cuidar do jardim, contribui e muito, para aumentar a demanda energética. Esta mudança de comportamento é fator preponderante no tratamento da obesidade.
Seria interessante alertar que embora a prática de atividade física não consiga tornar todos os indivíduos magros, ser ativo pode representar um ganho de diversos benefícios extremamente importantes à saúde.
É necessário ter em mente que para tornar-se um indivíduo ativo, não é necessário tornar-se um atleta. A prática da atividade física, com o objetivo de melhorar os níveis de saúde, requer apenas alguns minutos diários. O mínimo de 20 minutos e o máximo de 60 minutos dependendo do condicionamento do praticante, já é o bastante!